Aluguel de carro para Uber: vantagens e desvantagens

Conforme serviços como o Uber se tornam mais populares no Brasil, alugar um carro é uma opção para quem deseja entrar no ramo dos motoristas de aplicativo, mas não possui veículo próprio. Mas é bom fazer aluguel de carro para Uber?

Trabalhar como Uber (ou inDriver, 99, Cabify e outros) tem sido fonte de renda para muitas pessoas. Conforme a demanda cresce, cada vez mais, torna-se natural que o mercado se diversifique, surjam novas vantagens, desvantagens e questões a serem debatidas.

Alugar ou não um carro para trabalhar como Uber é uma dúvida muito comum. Diferentes fatores precisam ser levados em conta antes da decisão ser tomada.

  • Saiba como se cadastrar para rodar como Uber

Aluguel de carros para UBER: vantagens

Ao alugar um carro para trabalhar como Uber, você se isenta de várias responsabilidades envolvidas em possuir um carro.

Um das responsabilidades é pensar nos investimentos necessários para conseguir rodar longos períodos diariamente.

Também é preciso se preocupar com manutenções regulares, documentação, impostos, seguro e até a desvalorização do veículo.

Essas são questões que todos os donos de veículo conhecem bem. Porém, os motoristas particulares precisam multiplicar os riscos e custos devido às longas horas de trabalho com o veículo.

Carro alugado para Uber

Quem trabalha com carro alugado pode ter acesso a uma série de vantagens oferecidas pelas locadoras. Uma delas, que atrai bastante, é a possibilidade de troca de modelo e acessórios do veículo.

Assim, o condutor pode mudar de categoria no app, conforme desejar.

Já um motorista que trabalha com seu próprio carro, precisa se esforçar mais para conseguir os mesmos benefícios, por conta própria.

Aluguel de carros para UBER: desvantagens

Por outro lado, trabalhar com o próprio carro pode eliminar altos custos e uma série de preocupações decorrentes de locação.

Tendo quitado as parcelas do carro, seja ele novo ou usado, o motorista ficará livre de dívidas mensais que poderiam comprometer muito seu orçamento e até a continuidade do seu trabalho.

Além disso, usar o próprio carro para trabalhar como Uber (ou inDriver e tantos outros aplicativos) oferece mais liberdade e flexibilidade. Esses dois motivos reforçam quão grande é popularidade desses serviços, atualmente.

Quem trabalha como Uber precisa constantemente avaliar seus custos, para tomar a decisão mais viável. Afinal de contas, é preciso equilibrar sempre as contas, principalmente os gastos com respeito ao seu veículo. Reduzir despesas, evitar prejuízos e aumentar seu lucro são fatores constantes.

Decida entre alugar carro para Uber ou usar o seu

Quando se fala em aluguel de carro para Uber, é preciso estar ciente dos aspectos positivos e negativos envolvidos no ramo. Trabalhar como Uber/inDriver com carro alugado tem custos e consequências, como em toda escolha profissional.

Não existe uma resposta que se encaixe em todas as situações. Cada motorista precisa considerar os prós e contras dentro da sua realidade, sua cidade e seu custo de vida.

Alberto Vicente (DRT-5272-BA) é formado em Letras (UEFS) e desde 1997 vem acumulando experiência na redação de textos para blogs e sites.

    tem 187 posts e contando. Ver todos os posts de

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *