Assédio a passageiras: o que a 99 fez para prevenir esses casos

O aplicativo de mobilidade 99 tem se esforçado ao máximo para dizer um basta ao assédio a passageiras! A empresa resolveu investir em tecnologia, através de um sistema de inteligência artificial, para garantir mais segurança às passageiras mulheres.

Afinal de contas, as mulheres utilizam os serviços de transporte nas cidades brasileiras com uma gigantesca frequência. Um levantamento realizado pela própria 99 revelou que 60% dos usuários são mulheres. Nada mais justo do que aprimorar o sistema para a proteção delas.

Assédio a mulheres: sistema protege tanto passageira quanto o motorista

No carro que trafega utilizando o aplicativo, foi instalado um sistema de inteligência artificial para proteger o passageiro e motorista.

De acordo com informações do aplicativo 99, o monitoramento é feito antes, durante e depois das corridas.

Dessa forma, a empresa proporciona um percurso mais seguro, já que oferece mais controle sobre o tempo de espera.

Também é possível mudar o trajeto e contar com um suporte emergencial 24 horas, que ajuda a diminuir as preocupações apresentadas pelas passageiras quando utilizavam os serviços.

Como funciona a tecnologia para bloqueio de assédio a passageiras?

As tecnologias implantadas são Pythia e Athena. A empresa explica que elas podem mapear as corridas que foram solicitadas por mulheres em situação de maior vulnerabilidade.

Que tipos de corridas são essas? Aquelas corridas que acontecem à noite, com trajetos longos, que são chamadas por terceiros ou partindo de regiões onde funcionam bares e casas noturnas.

O sistema da Pythia trabalha selecionando somente motoristas femininas e condutores que apresenta um atendimento diferenciado de qualidade.

Essas profissionais são enviadas para atender as mulheres que estão em situação potencialmente de risco.

Enquanto isso, a Athena tem a função de enviar mensagens de conscientização aos motoristas antes do embarque dessas passageiras.

Nos textos são ressaltados o profissionalismo e o respeito à passageira. O aplicativo também oferece um sistema de segurança de gravação de áudio.

Fornece ainda câmeras de segurança, compartilhamento de rotas com os contatos e uma central telefônica que funciona 24 horas, todos os dias, para suporte e acolhimento.

O telefone de contato é o 0800-888-8999.

 

Alberto Vicente (DRT-5272-BA) é formado em Letras (UEFS) e desde 1997 vem acumulando experiência na redação de textos para blogs e sites.

    tem 187 posts e contando. Ver todos os posts de

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *