Vantagens e desvantagens do aplicativo Maxim

Quem trabalha com o Aplicativo Maxim (assim como em qualquer outra plataforma), faz sua própria rotina e escolhe quais corridas vai fazer com base no itinerário e valor de cada uma.

Também é possível escolher se irá receber o pagamento em dinheiro indo até o escritório, ou na conta pessoal, logo depois de terminar a corrida.

Mas neste artigo iremos abordar quais são as principais qualidades e os defeitos do Maxim apontados pelos usuários. Nessa análise, temos como ponto de referência o atual estágio do funcionamento do app no Brasil.

Com isso, algumas avaliações feitas podem já ter sido sanadas pela empresa, enquanto outras não. Tudo vai depender, claro, da evolução do aplicativo.

Vantagens do Maxim

  • Assim como as outras plataformas, a Maxim tem carro, moto ou entrega de encomendas, comida e outros produtos;
  • As tarifas são variáveis conforme o tipo de transporte;
  • Ao pedir uma viagem, existe a opção tarifária chamada “Econômicо” ou, se quiser pagar menos ainda, escolha “Moto”;
  • Há treinamento para motoristas e entregadores antes de começar a trabalhar;
  • Os motoristas melhor avaliados pelos usuários recebem mais pedidos do que os outros;
  • Também tem a função já presente em outras plataformas: compartilhar o link do itinerário com pessoas próximas;
  • Maxim está em plena expansão: existe em países como: Brasil, Argentina, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Filipinas, França, Geórgia, Índia, Indonésia, Malásia, México, Peru, Rússia, Singapura, Tajiquistão, Ucrânia, Uzbequistão, Vietnã e a lista não para de crescer;
  • No Brasil, a lista também não para: Aracaju, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Feira de Santana, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Joinville, Maceió, Natal, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Ribeirão Preto, São Luís, Teresina, Uberlândia, Salvador, Feira de Santana (ela continua)…

Desvantagens do Maxim

  • Precisa aperfeiçoar itens básicos, como a foto do cliente e do motorista, além de melhorias na função de localização;
  • Como ainda está em expansão, o tempo de espera por motoristas é longo e muitas vezes não dá resultados, levando o usuário a cancelar a viagem e pedir pelos concorrentes;
  • A tarifa cobrada ainda não atrai muito os motoristas, o que leva, eles mesmos, a cancelar a corrida. Eis uma característica da plataforma ser nova no Brasil;
  • Até o fechamento desta notícia, o app ainda não oferecia modalidade convencional de pagamento durante a transação (como a Uber, por exemplo);
  • O serviço de localização, muitas vezes, parece ainda não funcionar bem, tendo até usuários relatando bugs;
  • Em um dos testes que o Clube inDriver fez, não foi possível detectar claramente a posição do motorista, ao chegar no ponto indicado;
  • Do ponto de vista do cliente (passageiro), os preços são ainda bons, comparados com concorrentes de peso. Porém, como o serviço encontra-se em expansão, a tendência será aumentar o preço e ficar meio comparado aos demais concorrentes;
  • Se a oferta de carros ainda já não é boa, os usuários nem tentem chamar por motos, pois a oferta ainda é pior;
  • Há casos em que os motoristas só aceitam o percurso se o cliente aumentar o valor da oferta. Ou seja, o Maxim muitas vezes se parece com o inDriver, que já faz esse serviço de barganha;
  • Como a captação de novos motoristas ainda é o grande alvo do Maxim, as chances de aceitar motoristas mal avaliados pode ser um pouco alta, em alguns casos;
  • Há casos relatados de que pessoas pediram um carro por um valor, mas esse valor foi alterado para mais, no final da transação.

Maxim Cadastro: testes do Clube inDriver

Nós, do Clube inDriver, fizemos um cadastro para fazer alguns testes. Utilizamos o aplicativo na cidade de Feira de Santana, Bahia, onde o serviço chegou há pouco tempo.

Na nossa experiência inicial, ganhamos um bônus para ter parte do valor descontado em cada corrida concretizada. O valor promocional é de R$ 40,00, como informamos acima.

Fizemos várias solicitações de corridas para bairros distantes cerca de 3 a 4km, mas em todas as tentativas o serviço foi fracassado.

Não encontramos motoristas disponíveis em nenhuma das vezes, tanto durante o dia, quanto durante a noite. Nos horários de pico, a falta de motoristas é ainda maior.

Isso se deve, justamente, por ser o Maxim um serviço ainda recente na cidade, onde predomina, claro, a Uber (até por ser mais rentável para motoristas). O motivo financeiro também pesou muito: não vale a pena buscar uma pessoa por um valor baixo, quando outros aplicativos estão pagando melhor.

Na cidade de Feira de Santana, contudo, é crescente a quantidade de carros já adesivados com a marca Taxi Maxim. Ainda está longe de fazer frente à Uber, mas é algo promissor.

Torcemos para que o serviço cresça e proporcione vantagens aos usuários (motoristas e passageiros).

Alberto Vicente (DRT-5272-BA) é formado em Letras (UEFS) e desde 1997 vem acumulando experiência na redação de textos para blogs e sites.

    tem 187 posts e contando. Ver todos os posts de

    2 thoughts on “Vantagens e desvantagens do aplicativo Maxim

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *