Aplicativos de transporte mais usados no Brasil (2023)

É fato que a cultura brasileira moderna foi fortemente impactada pela popularização dos apps de mobilidade. Eles desbancaram as duas modalidades de transporte mais utilizadas até a penúltima década: ônibus e táxi. Por isso, queremos te apresentar alguns dos aplicativos de transporte mais usados no Brasil.

O fato é que tudo ficou mais fácil com o advento dessas plataformas de transporte e mobilidade. Com apenas alguns cliques, é possível solicitar um carro, moto, bicicleta, escolher o destino, planejar uma rota e, se for o caso, pagar de forma rápida e segura.

Aplicativos de transporte mais usados no Brasil

A lista que apresentamos não tem o propósito de ranquear pelo critério do melhor ou do pior serviço de mobilidade/transporte. Simplesmente, queremos exibir uma fotografia panorâmica mais recente das preferências do brasileiro na hora de se locomover por aplicativo.

Nossos dados foram elaborados com base numa pesquisa desenvolvida pela empresa Hibou, chamada Hábitos Mobile 2022, que ranqueou quais eram os aplicativos de transporte mais usados no Brasil e citados pelos usuários. Veja no detalhe abaixo a nuvem de referências:

Aplicativos de transporte mais usados no Brasil
Aplicativos de transporte mais usados no Brasil. Foto: Hibou (ranking Hábitos Mobile 2022)

1º lugar: Uber

A Uber é, desde 2014, a dona de um dos aplicativos de transporte mais usados no Brasil. Com essa plataforma pretinha, é possível solicitar carros, motos e até mesmo bicicletas em algumas cidades.

É fácil de usar e oferece diversas opções de pagamento, além de um sistema de avaliação tanto para os motoristas quanto para os passageiros. Não foi à toa que a palavra “uber” virou sinônimo de transporte por aplicativo…

2º lugar: 99

A 99 é uma das maiores empresas de transporte por aplicativo do Brasil, e vem inovando sua tecnologia a cada dia. Além dos carros particulares, oferece também táxis e carros com motoristas regulamentados.

Possui várias promoções e cupons de desconto para os usuários. Também pensa muito no parceiro motorista ou entregador, fornecendo promoções constantes para incentivá-los a se manter na plataforma.

3º mais citado: Moovit

O Moovit é terceiro dos aplicativos de transporte mais usados no Brasil. Sua navegação oferece informações em tempo real sobre transporte público em mais de 3.000 cidades em todo o mundo. Com uma interface intuitiva e fácil de usar, os usuários podem planejar suas rotas, ver horários de ônibus, metrôs e trens, além de receber alertas sobre atrasos ou interrupções no serviço.

O aplicativo também oferece recursos para ajudar as pessoas a se locomoverem com mais facilidade, como mapas interativos, orientações passo a passo e a capacidade de solicitar serviços de carona ou compartilhamento de bicicletas. Ele é uma ferramenta valiosa para quem precisa de orientação para se deslocar em áreas urbanas.

4º app: Waze

O Waze é um aplicativo de navegação por GPS que oferece informações em tempo real sobre tráfego, acidentes e outras condições de estrada em mais de 185 países. Os usuários podem receber instruções de direção precisas, atualizações de tráfego em tempo real e alertas de radares de velocidade, além de compartilhar informações sobre congestionamentos e acidentes com outros usuários.

O aplicativo também possui recursos para ajudar os usuários a economizar combustível e encontrar o posto de gasolina mais próximo. Com uma interface simples e intuitiva, o Waze é uma ferramenta essencial para quem quer evitar engarrafamentos e chegar ao destino de forma eficiente.

5º app: Google Maps

Mais um produto da gigante da tecnologia (Google), o Google Maps é um serviço de mapas e navegação por GPS desenvolvido pela Google. Disponível em mais de 200 países e territórios, o aplicativo oferece direções precisas, informações sobre trânsito em tempo real e opções de transporte público.

Os usuários podem visualizar mapas em 2D e 3D, explorar locais próximos e encontrar negócios locais. O aplicativo também possui recursos para salvar locais favoritos e compartilhar rotas com amigos. O Google Maps é uma ferramenta essencial para quem precisa de orientação para se deslocar em qualquer lugar do mundo.

6º: Cittamobi

Este aplicativo de mobilidade urbana proporciona aos seus usuários informações em tempo real sobre transporte público em diversas cidades brasileiras. Tem uma interface muito intuitiva e os usuários podem planejar suas rotas, ver horários de ônibus e receber alertas sobre atrasos ou interrupções no serviço.

Cittamobi ainda permite a compra de créditos e a recarga do cartão de transporte. Isso, por si só, torna o processo de viagem mais eficiente e prático.

7º: Cadê o Ônibus

Embora de cobertura um tanto restrita a São Paulo e toda a Região de atuação da SPTrans, o app Cadê o ônibus fornece informações preciosas sobre transporte público. Traz dados em tempo real sobre a localização e previsão de chegada de ônibus em diversas rotas.

O usuário pode encontrar o ônibus mais próximo, visualizar o trajeto completo e receber alertas sobre a chegada do veículo. O aplicativo também permite que os usuários favoritem linhas e paradas.

8º colocado: inDrive

Oitavo lugar no ranking das preferências, o inDrive, que até bem pouco tempo se chamava “inDriver”, é um aplicativo de transporte que inovou pela forma de solicitar corridas. Ao invés de definir um preço fixo, permite que os usuários e motoristas negociem o preço.

A empresa opera no Brasil desde 2018 e busca cada vez mais se consolidar no mercado disputadíssimo das corridas pagas. Ao tomar conhecimento de que está na 8ª posição entre os top aplicativos de mobilidade, o inDrive divulgou que isso demonstra a total confiabilidade dos serviços que presta.

9º colocado: Sem Parar

O aplicativo Sem Parar se diferencia dos demais citados até aqui. Ele é especializado em oferecer soluções para pagamento de pedágios, estacionamentos, combustível e outros serviços relacionados à mobilidade dos seus usuários. Por isso, seu lema é “SuperApp Sem Parar: o aplicativo de quem dirige”.

Com ele, os usuários podem passar pelos pedágios sem precisar parar. Além disso, o processo de abastecimento em postos de combustível credenciados fica super facilitado. Há ainda serviços de assistência para veículos.

Outros aplicativos de transporte e mobilidade

Embora não citados diretamente na pesquisa da Hibou, queremos destacar mais alguns aplicativos de transporte e/ou mobilidade que vêm se expandindo no mercado brasileiro, claro, na medida de suas possibilidades. São eles:

Lady Driver

O Lady Driver é um aplicativo de transporte voltado exclusivamente para mulheres. Tanto os motoristas quanto as passageiras são do sexo feminino, o que oferece mais segurança para as usuárias. Está disponível em algumas cidades do Brasil e possui descontos para as passageiras frequentes.

BlaBlaCar

O BlaBlaCar é um aplicativo de transporte que oferece caronas entre cidades. É uma opção para quem quer economizar em viagens longas, compartilhando os custos com outros passageiros. Possui um sistema de avaliação dos usuários e permite escolher as preferências de viagem, como silêncio ou conversa.

Wappa

O Wappa é um aplicativo de transporte que se destaca por sua proposta de oferecer um serviço seguro e confiável para viagens corporativas.

Além de possuir uma frota de carros executivos, o Wappa oferece um sistema de gestão de viagens que inclui controle de gastos e reembolsos. O aplicativo está presente em diversas cidades brasileiras.

Maxim

O Maxim é um aplicativo de transporte que oferece uma ampla variedade de opções de veículos, incluindo carros, motos, bicicletas e até mesmo entregas a pé.

Com opções de pagamento via cartão de crédito, débito ou dinheiro, o Maxim oferece uma alternativa prática e segura para se deslocar pelas cidades cadastradas. Assim como todos os outros aqui citados, também possui um sistema de avaliação dos motoristas, garantindo a qualidade do serviço.

Vá de Táxi

O Vá de Táxi é um aplicativo de transporte que, como o nome já indica, oferece apenas táxis em diversas cidades já cadastradas. É uma opção para quem prefere o conforto e a segurança dos táxis convencionais.

Como todos os outros concorrentes já mencionados, o Vá de Táxi também proporciona a comodidade de solicitar pelo aplicativo. Possui promoções e descontos para os usuários com bastante frequência.

EasyGo

O EasyGo é um aplicativo de transporte que oferece diversas opções de veículos, desde carros particulares até táxis. Possui um sistema de avaliação dos motoristas e promoções para os usuários frequentes. Não possui cobertura significativa no país.

Beat

O Beat é um aplicativo de transporte grego que chegou recentemente ao Brasil. Oferece carros particulares e táxis com preços mais acessíveis que os concorrentes. Seu grande diferencial é a possibilidade de escolher um motorista específico, caso o usuário tenha gostado da experiência anterior. Também é de pequeno alcance no Brasil.

Didi

O Didi não é um dos aplicativos de transporte mais usados no Brasil. Até porque o aplicativo de transporte chinês adquiriu recentemente a 99 no Brasil.

Oferece diversas opções de veículos, como carros particulares, táxis e motos. Seu sistema de pagamento é integrado com o WeChat Pay, uma carteira virtual muito popular na China.

Alberto Vicente (DRT-5272-BA) é formado em Letras (UEFS) e desde 1997 vem acumulando experiência na redação de textos para blogs e sites.

    tem 187 posts e contando. Ver todos os posts de

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *