Carros mais econômicos para aplicativos: o seu está na lista?

Independente da empresa de mobilidade que você tenha em mente para trabalhar, bom seria se a sua preferida aceitasse seu carro, não é? Mas, infelizmente, não funciona assim. Há, sim, os carros mais econômicos para aplicativos, mas isso não significa que as plataformas aceitem todos os carros.

De uma forma geral, os motoristas de aplicativos que rodam pelo Brasil preferem utilizar, seja próprio ou seja alugado, carros mais utilitários e populares, tais como o Chevrolet Onix, o Volkswagen Gol, o Ford Ka, o Ford Fiesta, o Chevrolet Celta e o Chevrolet Classic. A seguir, traremos mais detalhes sobre todos os modelos mais usados.

Carros mais econômicos para aplicativos

Seja com a Uber, com a inDrive, com a Maxim, com a 99 ou com outra companhia, a mira do motorista brasileiro tem sido a mesma. Ele tem buscado veículos considerados mais econômicos, do ponto de vista do consumo de combustível e do custo de manutenção.

Mas é preciso ressaltar sempre que as empresas não estão interessadas nesses fatores, esta é uma preocupação do parceiro. O que elas buscam nos registros costumam ser o ano de fabricação, o bom estado de conservação e a possibilidade de categoria de serviço que o carro pode proporcionar (comum ou “comfort”, por exemplo).

Listamos abaixo os principais carros que rodam com aplicativos no Brasil abaixo. Se você não encontrou o seu na lista, comente e traga sua contribuição.

Honda Fit

O seu bom desempenho e seu baixo consumo de combustível são os principais atrativos para quem vem decidindo colocar o seu nas ruas para faturar um extra.

Segundo avaliação da própria Honda, o Fit, em sua versão hatch, pode ter um consumo de combustível de até 26 km por litro na cidade e 35 km por litro nas estradas. Claro que isso depende da versão e os registros podem estar um pouco inflacionados…

Honda City Sedã

Ainda tratando de Honda, o City sedã pode ser tido como um substituto melhorado do Civic. Tem maior espaço e maior potencia, é lógico, e um consumo de gasolina à altura, estando na média dessa categoria.

Faz cerca de 13,1 km por litro na cidade e 15,2 km por litro na estrada, considerando a gasolina. Essa média já está levando em conta que é um carro que possui tecnologia de economia de combustível. Outro detalhe é que sua aerodinâmica é otimizada pelo uso de materiais leves.

Toyota Yaris

Além de ser um carro subcompacto, traz essa deixa de ter bom desempenho e, claro, o baixo consumo de combustível. É comum você ver nas ruas do Brasil gente rodando de Uber ou 99 com essa máquina.

As suas dimensões relativamente pequenas tornam essa carro da gigante japonesa muito fácil de dirigir e estacionar. Tem frenagem ABS, airbags frontais e laterais, motor eficiente e suspensão bem equilibrada.

Chevrolet Onix

Se essa nossa lista de carros mais queridinhos dos motoristas de app, a linha Onix estaria, sem sombra de dúvidas, no topo. Ele não é campeão de preferência à toa. Traz a característica de ser carro compacto? Sim, mas tem ótimo desempenho, boa dirigibilidade, ótimo preço de revenda, baixo consumo de combustível e preço de aquisição acessível.

Ford Ka

Dentre os compactos, o Ford Ka, em sua versão mais nova (não estamos falando daquela “baratinha” de duas portas, é claro) é uma boa pedida para rodar com aplicativos. Possui bom desempenho e bom espaço interno e, apesar de não ter lá peças muito baratas, continua tendo custo-benefício acessível.

Volkswagen Up

Outro compacto da VW, que, ao lado do Gol, tem abastecido a plataforma das empresas é o Up. Carro bastante inovador, pequeno, mas muito confortável. E, claro, tenha a certeza de que não é um carro “bebedor”…

Hyundai HB20

Se fôssemos expor essa lista na forma de ranking de carros mais usados por motoristas de aplicativo, o HB20 estaria, sem dúvidas, no top 3. Tem tudo aquilo que os outros modelos citados têm: é compacto, econômico, bom de dirigir, tem bom desempenho e baixo consumo de combustível.

Um dos contras que poderíamos citar seria a sua altura, o que o faz muitas vezes se arrastar em quebra-molas, principalmente se estiver nas mãos de condutores mais afoitos. Mas isso facilmente contornado, ao se “pegar as manhas do carro”.

Hyundai HB20S

Ainda falando de HB20, merece destaque a versão sedã, chamada HB20S. Nele, além de ter aperfeiçoados alguns recursos do  hatch, a Hyundai proporcionou, é claro, mais espaço interno e externo (porta-malas).

O consumo de gasolina desse carro é de 13,7 km por litro na cidade e de 15,7 km por litro nas rodovias. No álcool, essa média cai para 9,6 km por litro (cidade) e 11,1 km por litro (estrada).

Renault Sandero

Essa linha de carros povoa muitas cidades brasileiras nos serviços de mobilidade por app. Cai no mesmo chavão de ser carro compacto e econômico. Bom de revenda e não muito caro para compra. Então, é ótima opção.

Fiat Uno

Embora seja, como vários outros citados, um carro pequeno, traz a vantagem do baixo custo de manutenção e da economia em geral. Dentre os citados, talvez seja um dos mais velhos, mas ainda muito adotado pela “uberização”.

Chevrolet Celta

Considerado o carro de menor custo de manutenção e de consumo do Brasil, o pequeno Chevrolet Celta está no mercado desde o começo dos anos 2000. É super indicado para cidades com tráfego conturbado e com poucos locais de estacionamento.

O Celta vem com uma variedade de opções de motores, incluindo motores a gasolina e flex, com opções de potência que variam de 76 a 110 cavalos de potência. Não é, portanto, à toa que é um dos queridinhos dos motoristas de aplicativo.

Chevrolet Classic

Claro que nem toda plataforma de aplicativo aceita o Chevrolet Classic, mas o fato é que ele continua sendo a pedida de milhares de motoristas. Sua aparência é clássica e elegante, também sendo compacto e muito fácil de dirigir, estacionar e custear a manutenção.

Já vem equipado com freios ABS e airbags frontais. O motor é popularmente famoso por ser “raçudo”, por aliar eficiência e economia de combustível.

Nissan Kicks

O Kicks é possui um dos motores mais eficientes da categoria “SUV”. Sai de fábrica com motor 1.6L flex ou até mesmo 1.6L híbrido. Seu espaço interno amplo é um dos aspectos elogiados por especialistas e consumidores.

Vem com itens tecnológicos de última geração, tais como o sistema de som Bose Personal Plus e o “Nissan Intelligent Mobility”, que inclui recursos como frenagem automática de emergência e alerta de ponto cego.

Toyota Corolla Cross XRV Hybrid

Este é um daqueles tipos de carro para serem usados nas modalidades mais elitizadas, a exemplo do 99Comfort e de Uber Comfort. Traz muitos itens diferenciados: maior espaço interno e na mala, maior conforto e, por ser híbrido, traz a alternativa da condução por eletricidade.

Chevrolet Onix Plus

Além do Onix “normal”, que já citamos antes, não poderíamos deixar de fora essa versão de elite, que é o Onix Plus. Também aceito para categorias populares quanto as mais exigentes.

O consumo de gasolina na cidade costuma ser bom, na faixa dos 14 km por litro, enquanto que nas estradas boas do Brasil, pode chegar a 18 km por litro.

Renault Kwid

O Renault Kwid é aquele típico carro pequeno (compacto), econômico, mas que já traz a vantagem de ser de uma geração mais atualizada. Possui um design moderno e tecnologia avançada, não devendo muito para carros mais sofisticados e caros.

Possui uma excelente autonomia de combustível, o espaço interior não é dos mais favoráveis, mas tem ar-condicionado, sistema de som com conectividade, airbags, freios ABS e painel multimídia. A dirigibilidade e o manuseio fácil desse carro já foi destacada por especialistas.

Fiat Argo

O Fiat Argo, assim como o Kwid, é outra boa opção de carro novo, ou semi-novo, para rodar sem preocupações com os aplicativos de sua preferência (todos os apps aprovam esse carro, sem problemas).

Seu desempenho na gasolina, dentro da área urbana, é considerado bom demais, pois chega a fazer 14 km por litro. Nas estradas ele pode chegar a 15 km por litro.

Fiat Mobi

Considerado excelente para condutores de passageiros por aplicativos, esse hatch chega a ter quase a mesma média de consumo do seu parceiro de marca, o Argo. Também é considerado um carro – quando novo – até barato, na faixa dos R$ 63 mil.

Alberto Vicente (DRT-5272-BA) é formado em Letras (UEFS) e desde 1997 vem acumulando experiência na redação de textos para blogs e sites.

    tem 187 posts e contando. Ver todos os posts de

    2 thoughts on “Carros mais econômicos para aplicativos: o seu está na lista?

    • 16/02/2023 em 9:04 pm
      Permalink

      “Nissan Kicks
      Apesar de ser um carro, digamos, um tanto mais “estilizado”… Não seria “elitizado”?

      Resposta
      • 18/02/2023 em 6:19 pm
        Permalink

        A conotação que eu quis dar foi que é um carro mais “estiloso”, usando uma gíria popular. Mas sua colocação está também correta, podemos considerar o Kicks um pouco ELITIZADO, sim. Essa parte foi reformulada.

        Resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *